segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Uma visão estruturalista Vs visão funcionalista na nutrição!

As mais variadas publicidades com que nos deparamos diariamente, seguem diferentes caminhos, muitas vezes para atingir grupos alvo específicos.
Podemos ver uma visão mais estruturalista, ou seja, mais relacionada com aspectos culturais e sociais em alguns produtos alimentares. Vários destes produtos são dirigidos para os mais jovens, tais como a “fanta” (
www.fanta.pt), as batatas fritas (www.matutano.pt), os iogurtes “danup” (www.danup.pt). Esta visão leva a aquisição destes produtos devido a certos conceitos que estão relacionados com eles, como perigo, rebeldia, aventura, entre outros.


Por outro lado, podemos ver uma visão mais funcionalista na promoção de alguns produtos. Aqui, destacam-se algumas qualidades nutricionais que o alimento oferece, associando-o a um produto que nos leva a uma alimentação saudável e, por conseguinte a um bom estilo de vida prevenindo varias doenças. Os iogurtes “actimel” (www.actimel.pt)”, as bolachas “Integralis”, os “danacol”, a manteiga "becel proactive" são bons exemplos deste tipo de promoção.





No entanto, há alguns produtos que seguem as duas visões como por exemplo o “Kinder Barritas” que oferece energia as crianças (estruturalista) e deixa os pais descansados porque é rico em leite (funcionalista).

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